Apresentação

O V Seminário de Integridade Acadêmica da UFG é uma ação que visa a continuidade do processo de implementação da política de integridade acadêmica na instituição, ampliando a discussão por meio da interação com outras instituições de ensino públicas e privadas situadas no Estado de Goiás. O evento será presencial e acolherá participantes de todos os grupos (docentes, técnicos-administrativos, discentes de graduação e pós-graduação) vinculados tanto à UFG como a outras instituições de ensino superior.

O Seminário visa contribuir com os avanços do desenvolvimento científico e tecnológico de forma responsável no Estado de Goiás em todas as áreas de conhecimento. Para tanto, esses avanços devem estar fundamentados nos princípios da integridade acadêmica para que todos os resultados e produtos gerados tenham credibilidade e transparência, sejam justos, possam ser reproduzidos com eficiência em qualquer lugar e sejam divulgados de maneira íntegra e em veículos nacionais e internacionais confiáveis.

Além desse avanço, o evento permitirá:

  • A troca de experiências e conhecimentos sobre integridade acadêmica nos campos da pesquisa, do ensino, da inovação e da extensão;
  • A discussão de temas que subsidiem novos projetos para a implantação da cultura de integridade nas instituições de ensino superior do Estado de Goiás;
  • A ampliação da formação acadêmica e cultural de todos os participantes;
  • A divulgação de produção científica;
  • O intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da interação entre pesquisadores/as e da atividade científica no Estado de Goiás.

A ação proposta está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da UFG, no qual consta que “a política institucional de Pesquisa e Inovação da UFG é desenvolvida sob a égide dos preceitos éticos e da integridade acadêmica, o que possibilita o cumprimento de seu papel em geração, socialização e transmissão de conhecimentos ao mesmo tempo que permite a formação de recursos humanos qualificados capazes de contribuir para os desenvolvimentos científico, tecnológico e social do Brasil” (PDI/UFG 2023-2027, p. 78)